domingo, 10 de janeiro de 2010

Carris Presentes


Lembram-se da iniciativa que a carris lançou este natal, para a recolha de presentes e donativos?... Lembram-se dos ursinhos azuis que andavam pendurados nos transportes a dizer "Quero ir consigo"?? Pois bem (riam-se à vontade), eu trouxe um comigo, que está penduradinho na porta da casa de banho (é o must, confesso!).

Mas, ursos à parte, o que me saltou hoje à vista foi o que o senhor urso trazia escrito na sua barriga "Projecto de solidariedade e responsabilidade social"... Responsabilidade social! Acho que nunca tinha pensado nisso, mas se eu sou parte da sociedade, interajo em sociedade, dou e recebo à sociedade que é composta por mim, pelos que me rodeia e me são proximos mas também pelos que não conheço e nunca vi e que talvez estejam situação diferente da minha nesta sociedade, ocupando um lugar menos favorecido, menos agradável... Então, só posso concluir que é da minha responsabilidade o estado da sociedade, o estado dos que me são proximos e dos que não são. A solidariedade só por si é óptima, entenda-se, mas acho que este termo "responsabilidade social" devia ser tido mais em conta, devia ser mais presente. Afinal, se na minha sociedade à pessoas com fome, eu , como ser social integrado num meio, sou responsável por essas pessoas...

Deixa lá ver se me faço entender. Não quero com isto dizer que é culpa minha que o mendigo da rua não tenha o que comer, e que agora tenho de partilhar todas as minhas refeições com ele, não! Mas é da minha responsabilidade, estando em posição favorecida, dar à comunidade/sociedade de modo a favorecer um pouco a posição daquele mendigo. E vocês dizem "achas mesmo que isso acontece, que tem algum efeito na vida daquele mendigo?" e eu respondo: não sei, mas tenho de acreditar que sim. Tenho de acreditar na sociedade em que vivo e tentar cumprir as minhas responsabilidades.

1 comentário:

AnaMiguel disse...

ahah também tenho um desses no meu quarto, lá em Lisboa :P